terça-feira, 7 de abril de 2015

Evento: Mãotemática na Ufrrj


 O curso Mãotemática foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- (UFRRJ) nos dias 13 e 14 de Setembro de 2014. curso foi ministrado pelos Professores Rodrigo e Cristiano, mestrandos da UNIBAN e teve a participação de mais ou menos 35 pessoas (sendo a grande maioria de alunos do PIBID-UFRRJ e também alguns professores do estado), além dos coordenadores do PIBID – Matemática Gisela, Márcia e Douglas. 


Mãotemática tem como objetivo mostrar aos professores e aos futuros professores uma reflexão sobre as dificuldades existentes no ensino da matemática para alunos deficientes auditivos, além de buscar alternativas de linguagem corporal que propiciem a esses alunos uma boa compreensão dos conceitos matemáticos.

No primeiro dia de curso eles pediram em libras para que cada um dos presentes fosse ao quadro, escrevesse seu nome e o disesse para o resto do grupo em libras.  Quem não sabia libras eles ensinavam e pediam para repetir. Foi bem dinâmico e todos gostaram muito da experiência.


 Depois disso, através de dinâmicas onde usar a voz era proibido, eles trabalharam conceitos básicos da matemática, como a soma, subtração, divisão, raiz quadrada entre outros e a cada explicação chamavam alunos para interagirem e com isso, fazer atividades em grupo. Foi tudo muito diferente, todos ficaram em silêncio prestando atenção nos professores para entender o que eles estavam falando. 
No fim do dia percebendo o dos participantes em entender o que estava sendo discutido através de uma linguagem sem sons, surpreendendo a todos, os dois começaram a falar. Explicaram que apenas o Rodrigo era deficiente auditivo, apesar de ser mas era oralizado, e que o Cristiano era o intérprete de libras.



No segundo dia do curso, para interagir com os alunos, e para que lhes compreendessem melhor, os professores estavam gesticulando, usando gestos específicos para tentar representar objetos e operações matemáticas, mas, quando sentiam a dificuldade dos alunos conversavam oralmente. Para que o Rodrigo (professor com deficiência auditiva) entendesse era necessário que falar devagar e olhando para ele, assim ele conseguia ouvir e responder normalmente.



 Neste dia, eles abriram uma discussão com os participantes do curso, sobre quais estratégias poderiam ser usadas em termos de gestos e linguagem corporal para ensinar conceitos matemáticos como funções, progressões, polinômios, etc. Foi muito dinâmico, eles mostravam os sinais, convidavam os participantes para fazer atividades em grupo, e o melhor, mostravam que é possível ensinar a matemática para alunos com deficiência auditiva, contando que o professor faça uma adaptação na aula, estude a linguagem de sinais e, de certa forma, aprenda a ensinar de uma forma diferente.

        

 Ao longo do curso, os participantes interagiram bastante, e dois deles já eram professores que dominavam a linguagem de sinais. Durante a aula eles compartilharam as suas experiências com alunos surdos e tentaram aprender novas técnicas de comunicação discutidas no curso, a fim de utilizá-las com seus alunos e contribuir com a aprendizagem deles.
Resumindo, o curso foi muito produtivo! Todos os participantes gostaram muito de discutir e aprender sobre como ensinar matemática para os alunos surdos. 


O curso Mãotemática pôde mostrar que com base nos gestos e no poder das mãos existe a capacidade de ensinar matemática para os alunos com deficiência auditiva, proporcionando um aprendizado inovador.


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